Escola de Cartógrafia (mapmaker).

Nesta página será dado aulas de cartógrafia para o jogo Myth, isto é como fazer novos mapas, enredo, e jogabilidade : colocando cenários, animações, unidades etc. Enfim criar um Level completo para jogar seja em modo single-player ou multi-player.
No Myth 2 - Soulblighter acompanha na instalação do jogo dois programas ferramentas de edição chamados "loathing" e "fear", também está incluso documentos tutoriais sobre a utilização, mas tudo é em inglês e as vezes torna-se muito dificil entender ou fazer algo na prática.

1ª aula

* Fazer um malha (mapa de cores, o terreno onde os cenários e as unidades vão pisar).

Na pasta de instalação do Myth 2 e encontre o icone Loathing 1.7.2 (ultima versão).
                      
primeiramente voce deve abrir o loathing, e ir em "File" e "new map", aparecerá uma caixa de dialogo perguntando o "nome da sua malha" (mapa também é chamado de malha), coloque um nome para sua malha, a qual também é chamado de "mapa de cores" de acordo com a sua imaginação, conforme o tipo de enredo e estória você quer para o seu plugin rodar, em seguida aparecerá outra caixa de dialogo perguntando "select the type Media" média é o tipo de água será utilizado na malha, mesmo se inicialmente seu mapa não terá um lago ou rio, selecione uma "média" por exemplo, selecione "06 water" e finalmente aparecerá uma última caixa de dialogo perguntando para selecionar o "select a bitmap for the new mesh" (selecione uma imagem bitmap para fazer o mapa). Essa imagem, você deve ter de prontidão um color mapa, ou seja, voce deve criar pelo paintbrush, um terreno por exemplo grama, pinte de verde, depois salve tudo em 256 cores no format bitmap (8bits), nas seguintes dimensões por exemplo 1024x1024 pixels (pode ser outras dimensões).

(figura 01 - mesh)

Na primeira vez, você não conseguirá fazer um mapa ideal, isso seria muito dificil,  mas no momento você irá fazer um mapa de teste, para aprender a usar todos os recursos das ferramentas "loathing" e "fear". Agora com o seu mapa de cores rodando no loathing você pode então ir colocando as coisas, veja figura 01, escolha um ponto no mapa, e coloque uma camera observadora (icone globo ocular), depois coloque uma unidade, eu escolhi um bersek, e depois como cenário, eu escolhi uma arvore. antes de seguir adiante, gostaria de explicar algo sobre a "camera observadora (icone globo ocular)" este item, é necessário, pois quando rodar o jogo é o local onde será visualizado as suas unidades, se por acaso voce não colocar a camera ocular, automaticamente a camera irá para o centro do mapa de cores e talvez muito longe das suas unidades. Outro detalhe, na camera ocular, click sobre "olho" segurando o botão do mouse e arraste aparecerá uma seta vermelha, isso indicação o "final faceando" ou seja, você ajustará a direção da camera, geralmente aponta-se para as suas unidades, quando o jogo começar, logo de inicio você verá as suas unidades.
depois de criado seu mapa pelo loathing, salve o projeto, feche o loathing, então vá na outra ferramento em "fear", abra-o voce verá seu mapa na lista de mesh, click e abra, em seguida deverá preencher os campos, o principal é voce deixar clicado em single player map. Depois para testar feche o fear, e entre no jogo myth 2, apertando shift e new game simultaneamente, seu mapa aparecerá na lista, click e abra o seu mapa e veja como ficou ...



Nenhum comentário:

Postar um comentário